Nos últimos anos, esquemas organizados de corrupção empresarial receberam grande destaque. Questões que envolviam a manipulação com base de dados de redes sociais foram os principais focos.
A partir disso, os países começaram a implementar legislações que protegem os seus cidadãos. Um exemplo é o Regulamento Geral Europeu, que determinou a proteção de dados na União Europeia e direciona como as empresas devem agir, caso queiram atuar com usuários da Europa.
No Brasil, também há avanço de legislação nessa área. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi aprovada e, em breve, deve entrar em vigor. Ela determinará como uma empresa brasileira deve cuidar dos dados pessoais.
Isso vai mexer com o mercado do país, porque os negócios por aqui ainda não estão preparados para ela…
As empresas devem se preocupar com a sua reputação na internet, porém, mais do que isso, devem estar ligadas às demandas da LGPD. Com a nova lei, o acesso, a transmissão e a gestão de dados digitais de usuários, clientes e fornecedores vai mudar. Mais cuidado será necessário.
Negócios que queiram se destacar vão precisar ir além de comprometimento com questões éticas e direitos humanos, a honestidade e a segurança digital em suas gestões serão fundamentais. Com esse avanço na legislação, podemos dizer que o mundo mudou.
E tem mais, em alguns estados brasileiros, já se definiu: para participar de licitações, as empresas interessadas deverão comprovar que possuem um programa de compliance digital. Ou seja, uma porta importante vai fechar, para quem não abrir os olhos para a importância da proteção e privacidade de dados.
Pensando nisso tudo, oferecemos um programa de governança de dados completo, profundo e detalhado!
Por meio dele, a empresa é mapeada e estudada. Os colaboradores são treinados e se engajam no projeto. Para completar, há testes e mais testes.
Portanto, com todos esses cuidados e nossa expertise no tema, o compliance digital gera benefícios diretos e indiretos. A partir da implementação das medidas, a empresa pode participar de contratações públicas, aumenta a sua reputação e reduz a possibilidade de multas serem aplicadas.
Além disso, é importante lembrar que o comércio digital derrubou as fronteiras para o fornecimento de produtos e serviços. O empreendimento pode estar sediado no Brasil e atender pessoas e empresas na China. Desse modo, possuir um bom nome e reputação na internet possibilita a quebra dessas barreiras e a expansão do mercado.
Além de mais oportunidades para fechar negócios e ter mais receitas, trabalhar com uma boa governança digital vai trazer outra série de benefícios a sua empresa.
A Confiabilidade é um deles. Com a internet, a troca de dados ficou muito facilitada e garantir ao usuário a confiança de que suas informações serão usadas de forma ética faz toda a diferença. Também gera credibilidade perante os fornecedores, que vão saber que as informações compartilhadas com o seu negócio não serão utilizadas de maneira diferente do combinado em contrato.
Reduzir de multas e imprevistos é outro grande ponto positivo de ter uma consultoria de Direito Digital. Os valores das multas determinadas nas legislações são tão altas que, em alguns casos, inviabilizam a continuidade do negócio.
Chamar a atenção do mercado é mais um fator importante. Em meio a tantos escândalos, possuir um negócio altamente preocupado com a ética é bem visto pelos diferentes públicos (interno, clientes e fornecedores).
O compliance digital é a melhor alternativa para preparar a sua empresa para a LGPD.